Qual a função do maestro em um evento?
Um maestro, ou regente, é um profissional da música a quem cabe a direção musical de uma obra a ser e apresentada por uma formação instrumental e vocal.
A ele cabe a missão de decodificar as informações contidas na partitura que irão definir o andamento, as nuances da intensidade, as respirações, enfim, toda a concepção artística da obra a ser executada.
O maestro e a orquestra.
Ao considerarmos que uma orquestra, banda ou coro é formado por dezenas (ou até mesmo centenas) de músicos, indivíduos únicos com diferentes concepções musicais, podemos entender a importância de uma figura que traga unidade e padronização na execução da obra.
O maestro também tem a função de conduzir seus músicos na construção da execução musical através dos ensaios.
Ainda ficam a cargo dele as correções necessárias para a qualidade da performance, bem como a manutenção da unidade do andamento e equilíbrio da intensidade dos sons.
A importância dos gestos
Na comunicação com seus músicos, o maestro usa uma estrutura já preestabelecida de gestos. Ainda que haja uma individualidade nos gestos, esses não são aleatórios. Eles são pré-definidos e conhecidos pelos músicos envolvidos.
Existe um formato inicial básico para a marcação dos compassos e do gestual que irá trabalhar a intensidade do som e suas nuances, as diferentes articulações com as quais os sons podem ser produzidos, entre uma infinidade de combinações que fazem parte da execução musical e que precisam ser padronizadas entre os diversos músicos ali presentes.
Essa unidade se dá através do gesto do maestro.
O conhecimento musical do Maestro
Um bom maestro necessita de vasto conhecimento musical para realizar sua missão.
Dentre esses conhecimentos, destacam-se a teoria musical, harmonia, contraponto, técnicas de arranjo e composição, história da música, além do conhecimento básico do funcionamento dos instrumentos que estão à sua frente.
Somente tendo todo esse conhecimento o Maestro conseguirá extrair o máximo de qualidade sonora e musical.
Compreendendo toda essa complexidade que envolve a preparação e execução de obras por grupos instrumentais e vocais, torna-se clara não somente a importância da figura do maestro, como também da grande responsabilidade que esse profissional carrega em suas mãos.
Outras formações
Em formações mais reduzidas, como em um quarteto de cordas, ou ainda em formações mais específicas como o Pop Guys, a presença de um maestro raramente é necessária
Geralmente essas formações mais reduzidas podem ser conduzidas por um líder do grupo, um dos músicos que faz parte daquela formação.
O maestro no casamento
Numa cerimônia de casamento, o maestro também é responsável por fazer a música se ajustar dentro do tempo dos cortejos.
Este cuidado é essencial para que a orquestra do casamento não acabe a música antes ou se alongue demais ao final de determinado momento.
O Maestro será o coordenador principal de toda a equipe de músicos que o casal escolheu, indicando cada detalhe da execução ao vivo junto às particularidades de cada celebração.
Isso é valido para uma cerimônia religiosa ou mais informal.
O Coral Del Chiaro conta com uma equipe de Maestros , com sólida formação e experiência musical, que se prepararam especialmente para as cerimônias de casamento.
Todo o atendimento aos casais é acompanhado com muito carinho por cada um deles para que a música seja como os noivos sonharam!
E se tratando de celebrações como a de matrimônio com missa, é necessário também que o maestro tenha conhecimento sobre liturgia.
Será essencial para saber, por exemplo, quais as partes de uma missa que tem música.
Somente conhecendo a liturgia ele terá segurança para poder iniciar ou encerrar a execução daquela peça no momento correto, evitando constrangimentos com o celebrante.
Você sabia que o Coral Del Chiaro tem uma unidade de atendimento no Vale do Paraíba? Agende um atendimento personalizado com a Maestrina Juliana através do e-mail: contato@coraldelchiaro.com.br