Casamento com missa – fazer ou não?


Tudo o que você precisa saber sobre casamento com missa.

Ao pensar na cerimônia de casamento religiosa alguns casais se preocupam que a celebração com missa será muito longa e acabam desistindo. Mas o que muda na cerimônia de casamento com missa?

As partes iniciais dos cortejos não mudam, as mesmas músicas pensadas para as entradas dos Padrinhos, noivo, noiva e alianças permanecem iguais. Como a comunhão é dada para todos os presentes que quiserem comungar, o tempo da celebração pode aumentar um pouco.

Após a entrada da noiva, a liturgia da palavra começa com a primeira leitura, seguida pelo salmo responsorial (que pode ser cantado), segunda leitura (que é opcional) e Aclamação ao evangelho (também cantado).

O Padre fará uma homilia e em seguida o Rito sacramental do matrimônio, consentimento, bênção e troca das alianças.

Após a oração dos fiéis inicia-se a liturgia eucarística, a bênção nupcial e a comunhão para todos os presentes que desejarem comungar. Após a comunhão, o Padre faz a bênção final e a celebração segue com os cumprimentos aos padrinhos e a saída.

É recomendado que reserve um tempo maior para a celebração do casamento dentro da missa, que deve durar em torno de 1h a 1h15 com todos os cortejos de entradas e saídas.

Casamento com missa – fazer ou não?
SANZIO, Raffaello. Casamento da Virgem Maria. 1504

As músicas.

As músicas também devem ser adequadas aos momentos da celebração, lembrando que durante o rito devem ser usadas músicas religiosas.

Além do ordinário da missa, que pode incluir Glória, Santo e Cordeiro (que podem ser feitos na versão em português ou em latim) a sequencia/ordem de músicas quando há matrimônio com missa geralmente é:

Roteiro da celebração.

Entradas (Noivo, padrinhos, pajens, pais, avós, etc)
Entrada da Noiva (que pode ser feita junto com o noivo e o sacerdote)
Glória (quando aplicável)
Salmo (o Sl 127 é o mais utilizado)
Aclamação ao Evangelho
Ofertório (às vezes utiliza-se a Ave Maria neste momento que pode haver a bênção de alianças)
Sanctus
Agnus Dei
Comunhão
Pós Comunhão
Assinatura (religioso e/ou civil)
Cumprimentos
Saída

A seguir alguns exemplos de músicas:

Bênção das Alianças: Ave Maria de Schubert

Comunhão: Panis Angelicus e Oração de São Francisco

Pós-Comunhão: Anima Christi

Quando os convidados estão habituados a participar da Santa Missa a celebração do casamento com missa é um verdadeiro presente a todos, além de um lindo testemunho de fé do casal. Pedimos ao Pároco de uma das igrejas mais tradicionais de São Paulo nos escrever uma frase sobre o casamento com missa, e ele nos disse que:

No sacramento do matrimônio os noivos, homem e mulher, recebem-se mutuamente como um dom, em uma união de amor estável e destinada a constituição de uma família. Ao celebrá-lo dentro da missa, o casal, no âmbito da celebração do próprio matrimônio, oferece com a Igreja o sacrifício redentor de Cristo em favor da família recém constituída. E já, como marido e mulher, unem-se a Deus, comungando juntos do ‘pão descido do céu’, a Eucaristia.”

Padre Michelino Roberto
Paróquia Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo

Acessando o site abaixo é possível encontrar modelo para criação de folheto para celebração de casamento/matrimônio com missa.

www.nossasenhoradobrasil.com.br