O que são os clarins para a entrada da noiva?


Os clarins, que são instrumentos de metal, geralmente colocados aos pares para anunciar a entrada da noiva.

O que são os Clarins?

Muitos grupos musicais têm opções de clarins para noiva, sejam eles com bandeiras (flâmulas) ou não, mas hoje é comum encontrarmos noivas que adoram e outras que não gostam ou do som ou do visual.

Em contrapartida, o som de um clarim e de um trompete são idênticos, e o que muda apenas é o visual entre eles, sendo imperceptível ao público notar a diferença do som entre um clarim e um trompete.

Repare na imagem abaixo a comparação, onde se percebe nitidamente que o tamanho dos instrumentos é o que muda:

CLARIM

O que são os clarins para anunciar a entrada da noiva?

TROMPETE

O que são os clarins para anunciar a entrada da noiva?

Dica: temos também um outro post que explica a diferença entre a clarinada para a entrada da noiva e sobre os tipos de entrada da noiva em um casamento.

Como usar os Clarins para a entrada da noiva

No caso de nossa empresa, se você preferir que a clarinada seja tocada diretamente da orquestra com os trompetes (sem que os clarins estejam com traje especial e tenham que se posicionar no altar) não é cobrado nenhum valor adicional.

Caso você opte por usar os clarins com traje especial e posicionados no altar, ou ainda se deslocando pela nave, consulte se a sua formação permite essa performance.

Verifique também se haverá custos extras, pois neste caso o músico, além de levar 2 instrumentos, terá um destaque especial em relação aos demais.

Geralmente os clarins são usados principalmente na entrada da noiva e antes da Marcha Nupcial.

entrada da noiva com clarins no altar
Entrada da noiva com 4 Clarins no Altar, Del Chiaro Sorocaba

As Clarinadas mais pedidas

Certamente as opções de música (clarinadas) mais pedidas para anunciar a noiva são:

2001 (ou Zarathustra ou Odisséia no Espaço) que pode ser tocada com dois ou quatro clarins,

Frequentemente algumas noivas preferem que eles andem pelo corredor (a chamada clarinada em “três tempos”, uma vez que se toca uma vez na porta da igreja, outra no meio do corredor e outra no altar);

Clarinada da Rainha (foi tocada pela primeira vez no casamento da Rainha Elisabeth, e se espalhou rapidamente pelo mundo).

Da mesma forma que a 2001, também há uma adaptação que pode-se fazer com os clarins em três tempos.

Agora, se você quer uma chamada mais curta, a Clarinada Mahler (que é retirada de uma de suas sinfonias) é uma excelente opção!

Porém quem procura uma Clarinada exclusiva, a Clarinada Del Chiaro (composta pelo nosso maestro Danillo Del Chiaro) tem feito muito sucesso!

Você gosta dos clarins ou não? Deixe-nos a sua opinião!

A fim de te ajudar com a escolha, preparamos estes posts que explicam por que a noiva deve entrar com a marcha nupcial e ainda este outro com opções de músicas diferentes para a noiva.

Estamos também à disposição para pensarmos juntos em uma entrada especial e personalizada. Quem sabe você pode estrear uma nova clarinada composta especialmente para você? 😊