Quais os tipos de entrada da noiva?


Não importa onde é o casamento e quantos convidados existem numa cerimônia: a entrada da noiva é sempre o momento mais esperado.

Mas…quais os tipos de entrada que a noiva pode ter? Existe introdução para a noiva? Clarinada para entrar? Campanas? E se não tiver a marcha nupcial?

Opções para a Entrada da Noiva

Clarins no Altar

Quando a opção é que os Clarins se posicionem no altar, é muito importante pensar na música anterior a essa momento, se será necessário dos trompetes na execução, para que o deslocamento do músico não prejudique o tempo entre a trocas das músicas, gerando uma espera indesejável até que eles se coloquem a frente do altar.

O ideal é que a música anterior seja com solos vocais ou de outros instrumentos, de forma que o músico possa se adiantar neste deslocamento sem prejudicar o “timing” da cerimônia.

Quais os tipos de entrada da noiva?
foto Guilherme Pontes

Clarinada em três tempos

Há algumas clarinadas onde o músico pode entrar tocando, fazendo um toque no começo da nave da igreja, outro toque no meio, e outro no altar, emendando diretamente na entrada da noiva.

Com os metais na orquestra

Há noivas que gostam do toque dos clarins, mas não gostam da movimentação. Então os músicos da cerimônia podem fazer a clarinada para a entrada da noiva, tocando-a sentados, junto ao restante da orquestra

Com flâmulas ou bandeiras

Esta opção tem caído em desuso gradualmente, pois relembra os castelos medievais onde cada rei/rainha tinha seu escudo real e os músicos exibiam aquele escudo específico da realeza.

Clarins precedido pelas campanas

Esta é a opção mais usada, onde se consegue o máximo de suspense: primeiro tocam-se os sinos, criando a expectativa, para em seguida emendar-se a clarinada que é seguida da Marcha Nupcial; o efeito é bastante interessante.

Clarinada sem a marcha nupcial

Também é possível escolher uma clarinada, onde os músicos tocam aquela música para em seguida entrar a música escolhida pela noiva.

É necessário tomar cuidado para não frustrar os convidados, que esperam uma música e “de repente” vem outra. Por isso essa escolha precisa ser bem pensada.

Sobre músicas diferentes para entrada da noiva, escrevemos esse post!

Somente as Campanas

Quando a música da noiva é suave, uma boa opção é colocar as campanas para a noiva entrar, uma vez que se deixará claro que ela está pronta, avisando os convidados que este é o grande momento da cerimônia.

Marcha nupcial sem introdução alguma

Também pode acontecer que a noiva queira que a marcha seja tocada sem clarinada e sem campanas. A noiva entra direto com a marcha nupcial, com o “tan tan tan tan “ e também pode ser uma opção de entrada emocionante para a noiva.

Entrada da noiva sem introdução

Esta opção não é muito comum, mas pode acontecer: a noiva escolhe uma música que não é a marcha nupcial e não coloca nem as campanas e nem a clarinada para a entrada.

O único ponto a observar é que isto pode não deixar claro ao convidado que a sua entrada irá ocorrer. Então consulte o maestro se isto ficaria bom, especialmente no caso de uma música suave, como no caso da noiva entrar com a ave Maria.

Introdução da Marcha Nupcial com outra música

Este tipo de entrada já foi descrito em outro post, onde falamos das opções de música para entrada daNoiva, onde você pode ter mais detalhes.

Noiva entrando com a mãe

Neste caso independentemente da música da noiva, pode acontecer de que uma noiva querer entrar com a mãe ou avó. Já fizemos algumas vezes e é muito emocionante!

Você quer fazer uma entrada de noiva diferente? Entre em contato conosco e vamos conversar: 0800 702 8020.