Sou a noiva: por que entrar com a Marcha Nupcial?


Se você tem dúvidas por que entrar com a Marcha Nupcial, selecionamos algumas dicas para você.

A entrada da noiva é o ponto auge da cerimônia, e em sua maioria temos como música a conhecida Marcha Nupcial, que pode ser executada de diferentes maneiras.

E por que entrar com a Marcha Nupcial?

Sabemos que a maioria dos convidados aguarda a entrada da noiva e este é o grande momento da cerimônia: a expectativa de ver o vestido da noiva e a sua entrada triunfal.

Geralmente é feito uma preparação, usando as campanhas e uma clarinada para entrada da noiva onde já se escuta o “tan tan tan tan” e a expectativa dos convidados aumenta muito.

Por que entrar com a Marcha Nupcial?

A Tradição

Há uma questão muito especial que é a tradição. Algo que se repete muitas vezes e cria uma expectativa de que aquilo vai acontecer.

A maioria das pessoas espera a entrada da noiva com a Marcha nupcial tradicional, e quando outra música é escolhida para esse momento, ao ouvir os primeiros acordes os convidados esperam um cortejo diferente, que não seja a noiva.

Outro ponto importante é observar: se tudo na cerimônia está sendo tradicional (como a igreja, vestido, decoração, etc).

O ideal é que a música da entrada da noiva também esteja em acordo. Portanto, uma música muito diferente dentro de um contexto de uma celebração bem tradicional pode destoar.

Também é essencial pensar nos cortejos anteriores, se as músicas são fortes e com um ritmo marcado, imponente, uma música muito suave para a entrada da noiva pode indiretamente sugerir aos presentes que não é a grande entrada. As músicas tem o poder de contextualizar todos os momentos da cerimonia, por isso, devem seguir um “crescente” até a sua entrada.

E há chances, como já ouvimos relatos, de noivas que gostariam de ter entrado com a Marcha, mas acharam que deveriam inovar, sair do tradicional e depois se arrependeram.

Por fim, esta é a sua oportunidade de usar a marcha nupcial. Quando você vai usar essa música de novo?

As versões da Marcha Nupcial

Então se você gosta da Marcha Nupcial mas ainda não sabe se ela combina com sua entrada, peça ao Maestro de seu coral que lhe apresente as diferentes versões da Marcha Nupcial, pois algumas vezes o que lhe causa alguma dúvida pode ser a maneira como ela é executada.

Pode-se por exemplo, deixa-la mais leve, com o uso de mais cordas e menos metais. Ou ainda somente com instrumentos, mais vibrante. Ou com coral.

Ha ainda a possibilidade de usar a Marcha de Mendelssohn como um anuncio da noiva, e em seguida adaptar um música especial que faça sentido para você.

Além da Marcha Nupcial ser tocada diretamente sem qualquer tipo de introdução, é possível incluir as campanas na cerimônia e os clarins para a entrada da noiva, para um maior impacto.

Por que entrar com a Marcha Nupcial?

A Sequência seria assim;

– Campanas ( de 15 a 45 segundos)
– Clarinada ( de 0,5 a 1,5 minuto)
– Marcha Nupcial

Se você, mesmo assim não conseguiu decidir se vai usar a marcha nupcial para a entrada, preparamos umas dicas sobre como escolher a musica para entrada da noiva, com sugestões interessantes de músicas que ‘substituem’ a marcha nupcial.

Temos em nosso canal do Youtube uma playlist de entrada da noiva, com várias execuções da Marcha Tradicional. Portanto, Acesse e se inscreva em nosso canal!