Dicas para escolher músicas para missa


Você marcou uma missa (ou vai tocar em uma missa) e não sabe quais músicas para missa deve escolher? Confira aqui algumas dicas importantes!

Escolhendo as músicas para missa

Primeiramente, devemos nos perguntar: Qual o tipo de missa?

Sem dúvida a primeira avaliação a se fazer é de qual o estilo de celebração que se está tratando, para então pensar especificamente no repertório.

Mass (music) - Wikipedia

A fim de ajudar as pessoas especificamente emmissa de sétimo dia,fizemos um post (que você pode acessar aqui) que fala sobre os músicos, repertório, formação, e outras informações para este tipo de celebração.

Contudo, se você busca uma missa debodas de casamento, é necessário avaliar se a igreja permite que se faça um repertório de músicas que não sejam sacras, ou se somente são permitidas músicas eruditas para a missa.

Ordem de músicas em uma missa

Levando em consideração o padrão “normal” de uma celebração litúrgica de missa, as músicas geralmente são dispostas da seguinte maneira:

  • Cantos do ordinário (todas missas tem: Kyrie, Santo, Cordeiro, etc.)
  • Músicas do “próprio” (do dia: antífona de entrada, salmo e comunhão)
Rascunho automático

Certamente é de conhecimento geral que o repertório deve ser adaptar àquela missa, com tom de maior sobriedade quando se trata de uma missa de sétimo dia, ou de maior alegria quando se trata de uma missa de bodas.

Da mesma forma, pensemos ainda na delicadeza e leveza quando se tratar de uma celebração de missa de primeira comunhão para crianças: não se pode usar as mesmas músicas em missas de caráter tão distintos!

Estilo do Repertório

Ao refletir acerca das possibilidades de repertório, e opções de músicas para missas, também é possível optar por músicas mais “pastorais” ou músicas mais eruditas/sacras.

Algumas pessoas, eventualmente, acreditam que, para um melhor equilíbrio do repertório das músicas para missas, deve-se favorecer todos os estilos musicais, mantendo algumas músicas em estilo gregoriano, outras cantadas em português, de modo que todos os que estejam na missa possam se identificar com alguma música.

O canto gregoriano

Sem dúvida existem muitas discussões envolvendo preferências de repertório para missas e sobre qual música utilizar.

Acima de tudo, o mais importante é estudar sobre as orientações e documentos da igreja no que tange a escolha apropriada de repertório.

Dessa forma podemos citar oSacrossancto Concilium em seu capítulo VI como um documento de maior peso hoje para orientação com relação às músicas para missas.

Rascunho automático

Frequentemente são utilizados cantos gregorianos, simplificados, como a missa primitiva para o ordinário, que é o Kyrie, Glória, Santo (Sanctus) e Cordeiro (Agnus Dei) e outras músicas mais conhecidas para entrada, ofertório, comunhão e saída.

Músicas para Missa : Os Cantos Pastorais

Em primeiro lugar, lembremos uma característica importante do canto pastoral, que é a sua proximidade com a linguagem e a cultura brasileira e também a sua tradição oral, o que o faz os cantos serem conhecidos por gerações.

Separamos a seguir uma lista com alguns cantos pastorais conhecidos e que podem ser utilizadas em missas:

– Com minha mãe estarei
– Pelos prados e campinas
– A Barca
– Senhor, quem entrará?
– Consagração a N. Sra
– Senhor, que viestes salvar
– Ninguém te ama como eu
– Oração de São Francisco
– Oração pela família
– Pai nosso (versão Padre Marcelo)
– Te amarei, Senhor
– Vós sois meu pastor
– Vou sair pelos prados
– Segura na mão de Deus
– Sobe a Jerusalém

Entretanto, conforme com o que é apresentado em diversos documentos ‘oficiais’ da Igreja Católica vale, além da prudência, consultar um especialista, que poderá sugerir cantos apropriados para os momentos e cada tipo de missa.

Abaixo algumas músicas para missa, para exemplo:

Salmo 22, para Missas de Réquiem
Bendito Sejas, música para Ofertório
Como és Lindo, música para comunhão
Consagração a Nossa Senhora

Outras opções de músicas para missa

Por último, não poderíamos deixar de citar a possibilidade de incluir um repertorio clássico para missas em que não se fará uso da voz, por exemplo.

Assim, trouxemos um vídeo com opções de músicas que podem ser usadas em alguns momentos da missa, sem prejuízo a liturgia:

Músicos para missa

Nossa equipe de músicos é especializada em músicas para missa, seja ela de sétimo dia, missa de réquiem, missa de primeira comunhão, missa de ordenação sacerdotal, ou ainda casamento com missa.

O Coral e Orquestra Del Chiaro tem a solução ideal para missas, oferecendo uma consultoria completa para a escolha das músicas, bem como orientação sobre quais os momentos da missa tem música.

Fale com nosso Maestro!