O Canto Gregoriano no casamento


Estão em dúvidas em como usar o Canto Gregoriano no casamento? Veja neste post as dicas do nosso Maestro!

Uma música sublime

Em se tratando de canto gregoriano, este “ainda nos dias atuais ocupa lugar de destaque dentro da celebração litúrgica”

(cf. Papa Joao Paulo II, em 2002)

Portanto diferente de se pensar que este tipo de música é algo “medieval” ou antiquado, o canto Gregoriano é um dos cantos mais sublimes dentro da liturgia católica.


Músicos especializados em Canto Gregoriano

Atualmente tem sido cada vez mais difícil encontrar músicos, cantores e coral para executar canto gregoriano no casamento, uma vez que a busca por este tipo de profissionais é escassa.

Além da formação musical necessária, para um melhor desempenho artístico durante a execução das demais musicais dentro do casamento, um bom conhecimento litúrgico-musical é obrigatório para a performance do Canto Gregoriano.

O maestro Danillo Del Chiaro, tem o hábito de reger missas com a utilização deste tipo de canto.

Sua especialização em música sacra tem sido fundamental para auxiliar os cantores a executar o canto gregoriano com maior naturalidade. Pois, além da mera leitura das notas, é necessária uma interpretação mais fiel na notação.

Canto Gregoriano no casamento

Além de contar com artistas realmente preparados, de modo que se tenham músicos especializados em canto gregoriano para a cerimônia de casamento, é de igual importância um atendimento pessoal com o maestro, para entender quais são as músicas mais apropriadas para a celebração.

Quando tratamos dacelebração do matrimônio com missaabordamos os momentos apropriados para canto, sejam eles das partes fixas da missa ou das outras partes da cerimônia, onde explicamos cada momento em específico.

Portanto caso queira saber mais em detalhe sobre osmomentos que tem música em uma missa, acesse este post.

Onde colocar canto gregoriano na cerimônia?

É importante destacarmos que as partes principais de uma celebração de casamento, onde geralmente se colocam os cantos gregorianos são:

Entrada
Gloria (quando há)
Salmo ou Gradual
Aclamação
Ofertório
Santo
Aclamação Memorial
Pai Nosso
Cordeiro
Comunhão
Pós comunhão
Final

Portanto, é possível colocar canto gregoriano em praticamente todos os momentos do casamento, o que não quer dizer que deve-se inserir somente cantos deste estilo durante toda a celebração.

Contudo, deve-se equilibrar o seu uso com cantos de outros gêneros, com a sugestão e orientação de um maestro especializado.


Casamento com Rito Tridentino

No caso de uma celebração de casamento em rito extraordinário, ou chamado popularmente de “casamento em Rito Tridentino” (missa pro sponsis) é fundamental que a equipe tenha experiência prévia com este tipo de rito.

Para finalizar, é importante lembrar que além do conhecimento litúrgico, técnico-musical, e do canto gregoriano, a experiência com o rito tridentino é essencial para que as músicas sejam executadas nos momentos corretos.

Quer utilizar canto gregoriano no casamento?

Mande sua sugestão de músicas escolhidas por e-mail contato@musicaclassica.com.br e agende uma consultoria musical com nosso Maestro!

Acesse nosso canal do Youtube!