Que tal um ‘Coral a Cappella’ em seu casamento?


Uma formação de coral a cappella é capaz de nos remeter literalmente a uma música celestial! Você já pensou em usar um coro sem acompanhamentos em sua cerimônia de casamento?

O que é um coral a cappella?

Primeiramente vamos entender o que é esse termo: “a cappella” ou “à moda da capela” ou no “estilo da capela” é como chamamos a música vocal sem acompanhamento de instrumentos, ou seja, somente o uso das vozes, sem nenhuma outra intervenção instrumental como órgão, piano ou orquestra.

Essa prática teve sua origem com o canto gregoriano, executado somente pelas vozes masculinas, sem nenhum tipo de apoio ou acompanhamento.

O período do Renascimento também foi marcado por muitas obras para coro a capela como madrigais e motetos. Compositores como Mozart e Bach também escreveram para coro sem acompanhamento.

Ave Maria de Arcadelt, compositor renascentista.

Coral a Cappella em casamentos

Apresentamos brevemente a definição do Coral a Cappella e sua origem. Mas será que é possível usar esse tipo de formação em cerimônias de casamento?

A resposta é…sim!!!

Certamente vocês terão que observar o tipo de repertório que querem usar e escolher músicos que dominam a técnica de cantar em grupo e sem acompanhamentos.

Um repertório mais voltado para o canto gregoriano vai pedir um conhecimento técnico nesse estilo musical, não só para a técnica vocal em si mas também na interpretação.

Mas é possível fazer qualquer outros tipos de música, como por exemplo, músicas modernas arranjadas para formação vocal sem acompanhamento. Neste exemplo abaixo temos um trecho do Hallellujah com coral a cappella e em seguida uma segunda parte com acompanhamento orquestral:

Hallellujah (arranjo baseado na versão Pentatonix)

Um outro tipo de repertório que tem um resultado muito interessante com coro a cappella é a música gospel. Neste caso, uma combinação entre os momentos – ora com acompanhamento e ora sem – faz um contraste muito legal!

Em nosso Instagram postamos um exemplo da música “Oh Happy Day!” que é uma música gospel muito usada em cerimônias de casamento.

Essa mescla dos estilos com e sem acompanhamento com certeza vai valorizar ainda mais o repertório, permitindo com que a música marque os convidados com as nuances que são possíveis extrair da formação com e sem instrumentos.

A voz é um instrumento muito marcante! Para uma boa performance um cantor necessita de técnica vocal impecável mas não somente isso: ele imprime sua personalidade e energia no seu som.

E você, já pensou em ter um momento com coral a cappella em seu casamento?

Conheça mais sobre nosso trabalho no Soundcloud, Youtube ou Instagram