Conheça a Capela Santa Luzia em São Paulo!
A bela Capela Santa Luzia, na Cidade Matarazzo, pertinho da Avenida Paulista, restaurada e pronta para as celebrações de missa, casamentos e batizados.
Capela Santa Luzia (1922)
Certamente aguardávamos a reinauguração da Capela Santa Luzia com muita alegria!
A cerimônia aconteceu neste dia 13 de novembro de 2021, com a presença do Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, e de autoridades como o prefeito de São Paulo, e o governador do estado.
Antes de mais nada, vale ressaltar que ela faz parte do empreendimento Cidade Matarazzo, na Alameda Rio Claro, e passou por uma grande obra de restauração pois estava desativada há mais de 20 anos!
O Coral Del Chiaro orgulhosamente foi convidado a cantar nesta missa solene, que incluiu o ritual de benção do altar, bem como algumas músicas específicas solicitadas pela equipe de liturgia e pelos responsáveis da cidade Matarazzo, que organizaram um belíssimo evento.
Uma música especial
O Maestro Danillo fez uma adaptação da música de Monsenhor Frisina, com o título “Tu sei Pietro” e adaptou-a ao português.
Neste trecho da missa pode-se ouvir o versículo:
“Tu és Pedro e sobre esta pedra eu irei edificar a minha igreja, e as portas do inferno não poderão derrotá-la”
Esse trecho é cantado logo após a Aclamação ao Evangelho.
Sem dúvida é um Versículo bastante emblemático pois simboliza o alicerce da Igreja, em Pedro, o primeiro papa, e foi escolhido especialmente para a reinauguração da capela.
Confira como ficou:
A Capela Santa Luzia está aberta para casamentos, batizados e missas e possui acomodação para cerca de 120 pessoas sentadas.
O coro (mezanino) acomoda bem até 10 vozes com o maestro e organista ou então alguns instrumentos e algumas vozes, porém o espaço ´é um pouco restrito.
O Restauro
Esta capela ficou famosa pela ousadia dos arquitetos, que a fizeram “flutuar”, apoiado em oito pilares que atingem 60 metros de profundidade, durante as obras do conjunto arquitetônico.
As imagens impressionam:
Durante o trabalho de restauro, foram descobertos os afrescos originais sob as camadas de tinta de pinturas posteriores.
Em vez de as partes danificadas serem refeitas, optou-se, contudo, por preservar as marcas do tempo
Com isso busca-se despertar no público a consciência sobre o valor histórico do templo.
Por fim, a Capela Santa Luzia recebeu um vitral do artista Vik Muniz:
O Reitor da Capela será o Padre Maurício, tataraneto da Condessa Filomena Matarazzo
As Missas na Capela Santa Luzia começam a ser celebradas a partir de 21/11/2021, Domingo, às 11h30, com a Solene Liturgia de Cristo Rei.
Localizada dentro da Cidade Matarazzo, que inaugura Hotel, restaurantes, e um centro cultural, busca restaurar e oferecer à cidade mais uma alternativa para os paulistanos.
A Capela é realmente linda e cheia de história, o que vocês acharam?