O Pai Nosso: Oração e Música
Não há quem não conheça essa oração, considerada a oração Cristã por excelência. Você conhece as principais versões musicadas? Conheça aqui as músicas do Pai Nosso mais usadas nas cerimônias de casamento!
A Origem
O Pai Nosso é a oração que foi ensinada pelo próprio Jesus, conforme narrado nos evangelhos de Matheus e Lucas. É a oração mais conhecida no mundo!
Muitas religiões se utilizam dessa oração, seja na sua forma original, mantendo fielmente o texto, ou em forma adaptada ou como inspiração.
Pai Nosso em forma de Música
Para compor uma música é necessário seguir algumas regras de métrica, como num poema. Dessa forma, musicar a letra na sua versão original, sem modificações não é uma tarefa fácil.
Muitas versões do Pai Nosso foram compostas, especialmente por músicos cristãos, em forma de louvor. Há versões mais tradicionais, escritas para coro e orquestra e versões mais modernas compostas para bandas.
As versões mais usadas em casamentos
Pai Nosso de Malotte
Também conhecida como “The Lord’s Prayer”, foi musicada por Albert Hay Malotte em 1935 , traduzida em diversas línguas e tornou o maior hino gospel de todos os tempos.
Diversos intérpretes gravaram essa versão, inclusive Elvis Presley, durante a gravação de um de seus álbuns em 1971, espontaneamente a cantou, confira abaixo a partir do 40′ do vídeo:
O Coral Del Chiaro tem um arranjo próprio dessa música, com solista, coral e orquestra:
Quer aprender a cantar a música de Malotte? Acesse aqui e veja o material para ensaio!
Pai Nosso do Padre Marcelo Rossi
A composição desta música é de Jadiel Barbosa e Nei Fernandes, mas ela é conhecida como o Pai Nosso do Padre Marcelo.
Foi lançada em 1999, no segundo álbum do Padre Marcelo, chamado “Um presente para Jesus”, que traz não só o grande sucesso do Pai Nosso como também Sonda-me, O Vira de Jesus e Iê, Iê, Iê de Jesus que se tornaram verdadeiros hits neste ano.
Apesar de muito usada em missas e casamentos católicos, a música do Padre Marcelo não deve ser usada em substituição da oração, pois ela traz uma letra inspirada no Pai Nosso e não na sua integralidade.
Tocamos essa música de formas diversas, com solista e orquestra, com coral e orquestra e até mesmo instrumental, para uma entrada de damas ou pajens.
Qual delas você gostou mais?
Fale com nossos Maestros e eles lhes darão sugestões de qual momento você poderá usar o Pai Nosso na sua cerimônia.