Seleção especial de músicas para comunhão


Muitos casais fazem questão de ter a comunhão na cerimônia e este momento pede uma música especial! Conheça as opções de músicas para comunhão!

O Sacramento da Comunhão no Casamento

Quando um casal opta por receber a Santa Comunhão no casamento, receberá dois sacramentos no mesmo dia: Matrimônio e Eucaristia.

Diferentemente de outros ritos e religiões, a Igreja Católica tem um “protocolo” para o rito do matrimônio que pode ser com missa ou sem.

Assim, faz-se necessária uma breve explanação de se receber a comunhão em ambos os casos.

Diferenças do Rito COM ou SEM missa

Primeiramente, a questão que sempre é levantada é em relação ao tempo da celebração:

Receber a comunhão vai prolongar a cerimônia?

Seleção especial de músicas para comunhão

Quando a Eucaristia é dada apenas ao casal, a duração da comunhão é curto, geralmente não excedendo um ou dois minutos.

No caso de uma celebração sem missa, como é na maioria dos casos, apenas o casal recebe a comunhão, não sendo entregue a mais nenhum convidado (nem mesmo o padre comunga).

Contudo, em uma celebração com missa, não só os noivos recebem a comunhão mas também o Padre comunga e é oferecida a oportunidade de que toda a assembleia participe.

Se você quer saber um pouco mais sobre casamento religioso com missa, ou mesmo tem curiosidade de saber quais momentos tem música em uma missa, estes outros posts podem ser interessantes a você.

Como escolher as músicas para comunhão?

Se você já tem o hábito de frequentar as missas, recomendamos que também receba a comunhão durante a celebração do matrimônio.

Neste caso, você pode usar, por exemplo, as músicas que vocês já ouvem habitualmente nas missas em sua paróquia.

Veja por exemplo essa sugestão de músicas para comunhão no matrimônio, da Paroquia Nossa Senhora de Fátima, de Taguatinga, DF:

Certamente é desejável que a música seja religiosa, e preferencialmente sacra, para que esse momento de união seja favorecido por um belo canto e propicie que vocês façam uma comunhão frutuosa.

Dessa forma, você pode optar tanto por uma música instrumental, com uma voz, dueto ou ainda com o coral, dependendo da formação que você contratou.

Mais sugestões de músicas para comunhão

Pai Nosso padre Marcelo

Como és lindo

Sacramento da Comunhão

Anima Christi

Panis Angelicus


Pelos prados e campinas


Ave Verum

Oh Hóstia Santa

Outros exemplos de músicas para comunhão que são muito usadas em casamento são: A Oração de São Francisco, A Barca e Ninguém te ama como eu.

Ainda para finalizar, não poderíamos deixar de mencionar que algumas músicas clássicas e instrumentais também podem ser utilizadas, como por exemplo, o Largo de Handel , Meditação de Thais ou o famoso tema “Jesus Alegria dos Homens”.

Em resumo, como vocês puderam observar, são muitas as opções para este momento da cerimônia.

Certamente o importante é olhar para a sua celebração como um todo e escolher a música que faça sentido ao momento e siga o estilo escolhido pelo casal.

Por exemplo, se a cerimônia está toda num estilo mais tradicional, escolha uma música mais clássica, sacra ou mesmo um canto gregoriano.

Já se a cerimônia tem cantos mais modernos, um canto pastoral vai combinar bem com o repertório dos outros momentos da cerimônia.

Trouxemos todas essas sugestões e informações a fim de lhe ajudar a escolher um repertório lindo e também adequado a liturgia do casamento.