Conheça a Capela Santa Luzia em São Paulo!


A bela Capela Santa Luzia, na Cidade Matarazzo, pertinho da Avenida Paulista, restaurada e pronta para as celebrações de missa, casamentos e batizados.

Capela Santa Luzia (1922)

Certamente aguardávamos a reinauguração da Capela Santa Luzia com muita alegria!

A cerimônia aconteceu neste dia 13 de novembro de 2021, com a presença do Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, e de autoridades como o prefeito de São Paulo, e o governador do estado.

Antes de mais nada, vale ressaltar que ela faz parte do empreendimento Cidade Matarazzo, na Alameda Rio Claro, e passou por uma grande obra de restauração pois estava desativada há mais de 20 anos!

O Coral Del Chiaro orgulhosamente foi convidado a cantar nesta missa solene, que incluiu o ritual de benção do altar, bem como algumas músicas específicas solicitadas pela equipe de liturgia e pelos responsáveis da cidade Matarazzo, que organizaram um belíssimo evento.

Uma música especial

O Maestro Danillo fez uma adaptação da música de Monsenhor Frisina, com o título “Tu sei Pietro” e adaptou-a ao português.

Neste trecho da missa pode-se ouvir o versículo:

“Tu és Pedro e sobre esta pedra eu irei edificar a minha igreja, e as portas do inferno não poderão derrotá-la”

Esse trecho é cantado logo após a Aclamação ao Evangelho.

Sem dúvida é um Versículo bastante emblemático pois simboliza o alicerce da Igreja, em Pedro, o primeiro papa, e foi escolhido especialmente para a reinauguração da capela.

Confira como ficou:

A Capela Santa Luzia está aberta para casamentos, batizados e missas e possui acomodação para cerca de 120 pessoas sentadas.

O coro (mezanino) acomoda bem até 10 vozes com o maestro e organista ou então alguns instrumentos e algumas vozes, porém o espaço ´é um pouco restrito.

O Restauro

Esta capela ficou famosa pela ousadia dos arquitetos, que a fizeram “flutuar”, apoiado em oito pilares que atingem 60 metros de profundidade, durante as obras do conjunto arquitetônico.

As imagens impressionam:

Conheça a Capela Santa Luzia em São Paulo!
Fonte: G1

Durante o trabalho de restauro, foram descobertos os afrescos originais sob as camadas de tinta de pinturas posteriores.

Em vez de as partes danificadas serem refeitas, optou-se, contudo, por preservar as marcas do tempo

Com isso busca-se despertar no público a consciência sobre o valor histórico do templo.

Conheça a Capela Santa Luzia em São Paulo!
Fonte: Jornal O São Paulo

Por fim, a Capela Santa Luzia recebeu um vitral do artista Vik Muniz:

Conheça a Capela Santa Luzia em São Paulo!
Foto: ACritica.net
Conheça a Capela Santa Luzia em São Paulo!
Foto do Vitral da Capela (Arquivo Coral Del Chiaro)

Foi nomeado, como Reitor da Capela, o Padre Maurício Matarazzo, tataraneto da Condessa Filomena Matarazzo

As Missas na Capela Santa Luzia começaram a ser celebradas a partir de 21/11/2021, Domingo, às 11h30, com a Solene Liturgia de Cristo Rei e seguem com este horário aos domingos.

Conheça a Capela Santa Luzia em São Paulo!
Foto: Coral Del Chiaro

Localizada dentro da Cidade Matarazzo, que inaugura Hotel, restaurantes, e um centro cultural, busca restaurar e oferecer à cidade mais uma alternativa para os paulistanos.

A Capela é realmente linda e cheia de história, o que vocês acharam?