De onde vem a tradição da noiva usar branco?


Quando imaginamos uma noiva, certamente a primeira imagem que nos vem a mente é o vestido branco. Mas você sabe de onde vem essa tradição?

Os casamentos tradicionais

Por incrível que pareça, a escolha do branco é mais recente do que imagina.

E como temos certeza que você já se perguntou qual a origem dessa tradição, deixa a gente te ajudar…

A primeira coisa que precisamos saber é que, antigamente, muitos casamentos tinham como propósito unir riquezas e manter a linhagem e poder das famílias. Eram uma espécie de “contrato”.

É triste, a gente sabe… mas grave essa informação porque ela será importante pra compreender essa história.

E neste cenário que contamos, o vestido de noiva era um símbolo da riqueza da família. Por isso, eles eram carregados de bordados, pedras e as cores variavam muito de época em época.

Já o uso do branco não era comum e surgiu aos poucos, sendo marcado por algumas rainhas.

Rainha e … Noiva

O primeiro registro foi no século XVI. A rainha da Escócia, Mary Stuart, optou pelo branco para homenagear sua família materna, por essa ser uma das cores do brasão da família.

A rainha da França, Maria de Médici, também chocou pela escolha do vestido no século XVII. Não apenas por escolher o branco regado de detalhes dourados, mas pelo decote que era um pouco mais aberto do que o convencional.

Agora, a rainha que consolidou a tradição foi Victoria, rainha da Inglaterra. Ela casou-se no século XIX e combinou o traje branco com uma coroa de flores e o véu.

Sim, ela trocou a tradicional coroa de jóias da realeza por uma coroa de flores de laranjeira! Veja mais detalhes neste link.

Mas seu casamento não marcou apenas pela escolha do vestido, também porque ela foi a primeira rainha a casar-se por amor.

A partir desse dia, o vestido branco passou a carregar o romantismo que conhecemos hoje. E, apesar de ser uma tradição de aproximadamente 200 anos, ela é relativamente nova comparada ao início da tradição do casamento.

E por ultimo, uma curiosidade que você deve saber é que, mesmo sendo uma tradição adotada pela maioria dos países, algumas culturas não compartilham dela.

As noivas da Indonésia ainda usam vestidos coloridos e bordados, as do Peru tem o vermelho e preto como tradição, no Paquistão também são adeptos dos tons …

Hoje vemos também uma tendência a vestidos brancos com bordados e aplicações coloridos ou faixas em tonalidades escuras.

Personalização do casamento

O casamento será um dos dias mais inesquecíveis de vocês e é muito importante ter traços da personalidade de cada um, desde a cor do vestido até os pequenos detalhes.

Aqui na Del Chiaro prezamos pela personalização e temos uma equipe qualificada para colocar qualquer pedido musical em ação.

Se esse é o tipo de empresa que você está buscando, entre em contato para conhecer tudo que podemos fazer para realizar o sonho do grande dia.

É só escrever para contato@coraldelchiaro.com.br

Se preferir ligar: 0800 702 80 20