Como contratar músicos para casamento?


Chegou a hora de pensar na música e você não sabe por onde começar? Respondemos aqui as principais informações que você deve saber antes de contratar músicos para casamento.

As dúvidas mais comuns

Qual o estilo do casamento? Uma cerimônia precisa ser tradicional ou posso fazer algo moderno?

Em primeiro lugar ´e preciso saber que o estilo do casamento envolve muito a personalidade do casal, porem, outro fator principal a considerar é o local onde será realizado.

Numa cerimônia em espaço certamente a personalização de detalhes de decoração, iluminação e música será muito mais livre.

Uma cerimônia em Igreja por si só já remete um estilo mais clássico ou solene.

Sobre as músicas

Para uma cerimônia em Igreja, há restrições de música?

Sim, em 2 aspectos:

Primeiro, no estilo de música a ser usada – algumas Igrejas só permitem músicas clássicas e sacras, ou mesmo somente as músicas sacras (religiosas)

Em segundo lugar, na quantidade de músicas a ser usadas na cerimônia, como por exemplo a limitação da quantidade de cortejos ou mesmo a permissão ou não para a realização de cumprimentos no altar.

Neste post trazemos outras informações importantes sobre o casamento religioso.

A Marcha Nupcial

E se eu não quiser a Marcha Nupcial para a minha entrada?

Muitas noivas nos perguntam sobre opções para substituir a Marcha Nupcial e ficam em dúvidas se o impacto sobre sua entrada ficará diminuído.

Com certeza há muitas outras músicas que podem ser usadas para a entrada da noiva e que reflitam a sua personalidade, sem perder a emoção do momento.

As músicas mais pedidas

Algumas músicas são consideradas as mais usadas em casamentos.

Isso varia um pouco de região para região e também de acordo com cada grupo de músicos para casamento, que pode influenciar na escolha final do casal.

Como escolher as músicas da cerimônia?

É muito importante que a equipe de músicos para casamento ajude o casal a escolher o repertório para o grande dia.

Aqui no Coral Del Chiaro nós desenvolvemos uma plataforma especial para isso, com acesso restrito aos casais que nos contratam.

Nesse acesso há algumas orientações importantes para que o casal possa selecionar as músicas que mais gostam e que estão de acordo com cada momento da cerimônia.

Para saber quantas músicas há em uma cerimônia de casamento, temos este post especial!

Como contratar músicos para casamento?

Depois de avaliar as questões levantadas anteriormente, você provavelmente já conseguiu definir um estilo musical.

Para saber a quantidade ideal de músicos para casamento, cerimônia ou celebração, considere o gosto musical, o espaço físico disponível para acomodá-los, o tipo de sonoridade que vocês gostam – se mais suave ou mais impactante, etc

A formação ideal para cada cerimônia envolve uma avaliação de todos esses itens e um Maestro ou músico experiente em casamentos vai poder lhe ajudar a ter a definição final.

E se eu não quiser Coral?

Não há problema algum em não contratar vozes.

Muitos casais gostam da sonoridade somente instrumental e optam apenas por instrumentos na cerimônia.

Porem, antes de fechar a formação, conheça as opções e as versões de algumas músicas com e sem vozes, para que vocês não tenham dúvidas na escolha.

Agora que já respondemos algumas das principais dúvidas, deixamos aqui nossa playlist no Spotify e no SoundCloud pra você ouvir!

Precisando de músicos para casamento? Fale com um de nossos Maestros!