É possível realizar o casamento na pandemia?


Diante dessa situação tão inesperada, muitos casais que estavam com cerimônias marcadas para 2020 precisaram adiar e por mais de uma vez. A questão atual é: posso realizar meu casamento na pandemia?

Um cenário sem precedentes!

Sem dúvida alguma que nunca nenhum de nós imaginou que uma pandemia dessa proporção mudasse nossa rotina e hábitos tão rapidamente.

Infelizmente muitos casais que já estavam com tudo pronto precisaram adiar seus casamentos, e agora, depois de tantos meses, a grande questão é saber se é possível realizar o casamento na pandemia, adequar aos protocolos ou adiar por um tempo maior.

A cerimônia de casamento na pandemia

Talvez muitos não saibam, mas já há alguns meses que as Igrejas estão celebrando as missas com restrição da capacidade, mas de forma presencial.

Então se a Igreja que vocês escolheram tem uma boa quantidade de lugares, você poderá acomodar tranquilamente seus convidados com o distanciamento necessário, sem aglomerações.

Algumas paroquias também estão oferecendo transmissões das missas online, e desta forma aqueles são não se sentem seguros de ir presencialmente poderão acompanhar sua celebração pela internet.

Casamento ao ar livre

Uma tendência que temos observado é a realização do casamento ao ar livre. Isso porque as pessoas se sentem seguras em local aberto e também há uma melhor acomodação por não ter muita limitação de espaço para acomodar convidados.

Então se esse é seu caso, informe-se dos protocolos do seu espaço e quais as restrições para a realização da sua cerimônia e festa de casamento na pandemia.

Que tal se casar 2 vezes?

Sim, muitos casais estão optando em realizar o casamento civil ou religioso de forma íntima para depois fazer a grande comemoração quando a pandemia acabar.

Já pensou celebrar de 2 maneiras diferentes, uma muito íntima, somente com os familiares mais próximos e outra com uma quantidade maior de convidados?

Quão especial será dividir a experiência de se casar com celebrações de estilos diferentes? Um elopement wedding ou mini wedding e depois uma grande festa?

Certamente será emoção em dobro, com celebrações de diferentes proporções.

E a música? Como ficará?

Da mesma forma que os convidados e demais fornecedores precisam seguir os protocolos de segurança, os músicos também precisam se adequar.

A música é sempre pensada de forma personalizada, seja numa cerimônia na Igreja ou ar livre, seja num casamento em um momento “normal” ou um casamento na pandemia pois o que vai definir a formação e a escolha dos músicos é o tipo de celebração e o estilo do casamento.

Após definir isso, ficará sob responsabilidade do Maestro ou coordenador do grupo as adequações necessárias para que a música seja executada da forma como o casal escolheu.

Durante este período de pandemia, os cantores tem usado o protetor Face Shield o tempo todo e a também a máscara nos intervalos do canto.

É possível realizar o casamento na pandemia?

Para os instrumentos de sopro tem que ser pensando num posicionamento mais isolado dos demais, devido a emissão mais forte de partículas no ar.

Já os demais instrumentos e membros da equipe seguem os mesmos protocolos dos convidados.

Junto a esses protocolos, uma limpeza mais rigorosa dos instrumentos e estantes e o não compartilhamento dos materiais como partituras, por exemplo.

É possível realizar o casamento na pandemia?

Contudo, o que desejamos a todos os casais é que não deixem de viver a emoção do casamento. Seja numa cerimônia íntima, seja numa grande festa, a celebração do casamento é um marco na vida do casal e de seus familiares.

Contem com a equipe do Coral Del Chiaro para uma linda música em seu casamento!

Acompanhem nossos eventos e casamentos no Instagram!