A ordem das músicas de um casamento
Qual a ordem das músicas de um casamento?
Por Rita Del Chiaro
A ordem das músicas podem variar, mas em geral fica assim:
Entrada do Noivo ou padrinhos: Você pode optar por uma música clássica, tema de filme instrumental ou cantado, sempre levando em consideração que essa é a primeira música do casamento e que de modo algum deve sobressair sobre a da noiva.
Entrada das crianças: pajens, daminhas e floristas se usa temas clássicos suaves e temas de filmes infantis, com solos de instrumentos, como violino ou flauta.
Entrada da noiva: Esse momento pede uma música mais forte, mais marcada, geralmente usa-se a Marcha Nupcial antecedida de Clarinada ou Campanas. Caso a noiva queira uma música suave, deverá encontrar um equilíbrio com a música anterior.
Benção: A benção das alianças merece uma música sacra, que faça parte do contexto desse momento. Em casamentos católicos, a “Ave Maria” é obrigatória. Para casamentos evangélicos sugerimos o “Pai Nosso”
Troca das alianças: Caso o celebrante permita música no momento da troca de alianças, o ideal e manter uma música instrumental suave. Você pode pedir esse tipo de música para o coral contratado.
Cumprimentos: Os cumprimentos é um momento mais livre, em que aquela música romântica, que fez parte do namoro, por exemplo. Há temas tradicionais que hoje já fazem parte dos casamentos e que são muito elegantes. Atenção para a letra das músicas, muitas vezes a melodia é muito bonita, mas o texto fala de sofrimento, separação etc.
Saída: Para a saída pede-se uma música mais viva ou impactante. Caso a igreja autorize você pode colocar uma música animada para comemorar, sem exageros, o acontecimento.
Rita Del Chiaro é maestrina formada em música pela Universidade de São Paulo e é diretora artística do Coral Del Chiaro