O que são as assinaturas no casamento?
Você sabia que existe o momento das assinaturas no casamento religioso ou civil? Vamos explicar mais detalhadamente neste post!
As assinaturas no casamento civil ou religioso
Muitas noivas nos perguntam sobre as assinaturas ou mesmo ignoram que existe este momento em uma celebração de casamento.
Em geral se pensam mais nas músicas de entrada dos padrinhos e noivo, daminhas, noiva, cumprimentos e saída, esquecendo-se especialmente dabênção das aliançase das assinaturas dos documentos do casamento.
Mas… O que são assinaturas no casamento?
Apesar de muitos casamentos serem realizados fora da Igreja é comum que haja assinatura de documento, seja ele da celebração religiosa, seja uma celebração civil.
Neste casos, algumas denominações religiosas fazem uma celebração em duas partes, sendo uma com o juiz de paz e outra com o celebrante religioso.
Por exemplo, na Congregação Cristã no Brasil: inicialmente é realizado o casamento civil, com um juiz de paz que vá até o local da festa.
Após a leitura da ata do casamento e assinatura dos documentos do civil é chamado um ancião que fará uma bênção, ao final da celebração.
Ainda há a possibilidade de que os noivos façam apenas uma celebração de matrimônio civil, com as assinaturas.
Neste caso o casamento tem um tempo mais reduzido pois não haverá nenhum celebrante para falar, o que resulta certamente em uma cerimônia de casamento mais abreviada.
Casamento religioso com efeito civil
Primeiramente se deve ter a consciência de que, quando se faz uma celebração de cerimônia de casamento, existe uma promessa entre um cônjuge e outro de que aquela decisão é única e para sempre.
Na Igreja Católica geralmente se faz o casamento civil antes da celebração religiosa, quando a cerimônia civil não pode ser feita simultaneamente com o casamento religioso.
Essa modalidade de celebração que é chamada “casamento religioso com efeito civil”.
Neste caso, o Padre realiza a cerimônia civil no ato da celebração, unificando essa parte que seria realizada no cartório.
Casamento civil antes e religioso depois
Certamente neste caso a noiva é levada a pensar de que não deve escolher uma música para as assinaturas pois como já está casada no civil, não será necessária a música das assinaturas no casamento.
Todavia, o que o ocorre é que geralmente na celebração do matrimônio na igreja, os noivos assinam a ata matrimonial , e por isso precisam ao menos de um fundo musical para preencher este momento.
Os padrinhos do casamento religioso geralmente chegam um pouco mais cedo e assinam o documento antes do início da cerimônia.
Já os noivos, após a bênção final, são conduzidos até o altar para as assinaturas do religioso, que geralmente ocorrem após a Ave Maria .
Músicas para assinaturas no casamento
Sabendo que o momento das assinaturas é breve, recomendamos que se utilizem canções mais curtas e que preferencialmente sejam instrumentais.
Isso permitirá uma finalização mais rápida e que não fique aquela sensação de “vazio” (se não houvesse música) ou de som muito forte que dispersaria os convidados.
Músicas clássicas e suaves como Canon de Pachelbel, Gabriels Oboé, Largo de Haendel são recomendadas.
Em nosso blog você pode encontrarsugestões de músicas para casamento religioso com mais detalhes, para lhe ajudar a escolher a trilha sonora ideal.