A orquestra ideal para o casamento – Parte 1


Como escolher uma orquestra para casamento? Quais são as formações possíveis? Como saber a quantidade de músicos e a combinação de instrumentos que darão mais emoção a cerimônia?

A música em uma cerimônia de casamento é, sem dúvida alguma, um dos itens mais importantes do casamento. Como acontece em um filme, a “trilha sonora” irá marcar o momento da celebração religiosa e a escolha certa do repertório da cerimônia, que aliada aos instrumentos corretos, pode ser fundamental para o resultado desejado, que é emocionar os convidados.

Elaboramos então, algumas dicas de formações de orquestra para casamento e qual o tipo de música que fica mais adequado para cada estilo.

1 – Coral e Orquestra

É a formação musical que produz maior impacto para a cerimônia. São formações musicais com no mínimo 10-12 músicos, entre instrumentos, vozes e o maestro e pode chegar a ter mais de 50 componentes.

É muito importante que, para funcionar bem, os arranjos musicais sejam elaborados levando em consideração os diferentes tipos de instrumentos a serem usados na cerimônia, e a sonoridade de cada um deles.

Os instrumentos musicais

Habitualmente uma boa formação de orquestra para casamento conta com um instrumento de base como um piano (ou teclado), instrumentos de corda como violinos, viola clássica, violoncelo e contrabaixo, instrumentos de metal como trompetes, trompa e trombone além de outros instrumentos de sopro como flauta, clarinete, sem esquecer da percussão.

O Coral

Já um coral precisa ter várias vozes diferentes pois elas são agrupadas em naipes de acordo com a tessitura vocal (alcance das notas desde a mais grave até a mais aguda). Um coral em uma cerimônia é sempre separado com as vozes em Sopranos, Contraltos, Tenores e Baixos ou barítonos.

A orquestra ideal para o casamento - Parte 1
Coral e Orquestra Del Chiaro Sorocaba na Igreja N Sra do Patrocínio, em Itu.

Sem dúvida alguma o ideal é buscarmos um equilíbrio na sonoridade e para isso, nossos maestros irão sugerir uma formação que produza o resultado desejado pelos noivos, que também sempre vão levar em conta o número de convidados presentes na celebração do matrimônio.

“Uma formação de coral e orquestra para casamento com 18 músicos, normalmente com Maestro, teclado, violino, violoncelo, 2 trompetes, flauta, percussão e 10 vozes no coral, é uma das formações mais requisitadas pelos noivos e fica muito bem tanto para casamentos na igreja quanto cerimônias em locais abertos”, diz o Maestro Daniel Martins do Coral e Orquestra Del Chiaro Campinas.

Veja neste vídeo a Marcha Nupcial – Coral e Orquestra com 18 músicos em uma cerimônia de casamento na igreja santa Rita em Campinas:

Assista outros vídeos de orquestra para casamento em nosso Canal do Youtube

2 –Somente Orquestra

Para ser considerada uma “orquestra”, o grupo musical precisa ter uma organização e um tamanho mínimo de 9 músicos (Isto é uma informação técnica). Formações menores são consideradas “grupos de câmara”. Daí temos várias possibilidades como o quarteto de cordas, por exemplo que geralmente ser usados em cerimônias de casamento com menos convidados, como um Mini Wedding.

No casamento, pensamos os arranjos e formações musicais levando em conta alguns instrumentos que consideramos a “espinha dorsal” da orquestra. São eles o teclado, violino, violoncelo, trompetes e a percussão.

Claro que quanto maior a orquestra, mais elaborado e mais completo vai ser o resultado obtido e a sonoridade vai ser mais marcante, de modo que todos os convidados sairão emocionados com a música executada pela orquestra do seu casamento.

Marcha Nupcial – Orquestra com formação Instrumental de 25 músicos em uma celebração de matrimônio na paróquia Santa Rita de Cássia, em Campinas

Não deixe de conferir a parte 2 desse post onde teremos exemplos das formações menores e com instrumentos diferenciados, como a Harpa ou o Acordeon que podem ser usados em uma cerimônia ou festa de casamento.

Para finalizar, temos diversas opções de formação, que podem variar dependendo do tipo de repertório que você escolhe. Se você vai fazer seu casamento em um local aberto, por exemplo, pode se interessar por nossas formações especiais.

Para casamentos, ou outros tipos de eventos, como missas, formaturas, aniversários, solicite um Orçamento.