Qual a formação ideal para a minha igreja?


Frequentemente as noivas nos perguntam: “qual a formação ideal para minha igreja?” e dessa forma decidimos fazer esse post.

Antes de tudo, para sugerimos a melhor formação ao casal, levamos em conta vários aspectos como tamanho da igreja, a sua acústica, o repertório escolhido, quantidade de convidados presentes, o gosto musical do casal entre outras coisas.

A igreja

Primeiramente vale lembrar que o tamanho da igreja, que é um fator facilmente perceptível pelos noivos, é um item importante, mas não o único.

A dimensão da igreja já impacta na formação mais recomendada do coral, e isto já tratamos no post que fala sobre a acústica da igreja. Dessa forma é fácil entender que uma igreja muito grande não combina com uma formação reduzida de músicos, pois o resultado poderá ser de um som muito “baixo” ou que os convidados fiquem com a sensação de que está “muito vazio”.

A quantidade de músicos reduzida em uma igreja muito grande também resultará na necessidade de mais equipamentos de som, o que não é ideal.

Rascunho automático

Igualmente importante é observar a quantidade de convidados, afinal isso também influencia na formação: podemos perceber que quando a igreja está vazia o som do coral vai fazer um “eco” maior, ao passo que quando tiver mais convidados presentes a tendência é que esse som fique mais “abafado”.

Repertório

Eventualmente os convidados podem conversar (com pequenos sussurros) durante certos momentos, então é recomendado que se coloque um número de músicos adequado para a quantidade de convidados que se está esperando no dia do casamento. Sobre o repertório, precisamos também destacar que algumas músicas exigem determinados instrumentos ou formações maiores de coral. A canção “Oh, Happy Day” é um exemplo de uma música característica de uso coral, e quando se executa essa música somente com instrumentos pode-se perder o efeito desejado inicialmente.

Rascunho automático

Da mesma forma para um “Aleluia de Handel” (que é uma música bem grandiosa) recomenda-se uma quantidade de vozes maior para ter o efeito apropriado.

Outro exemplo simples é quando a pessoa quer contratar uma música que precisa de um solista (ex. Con Te Partirò), no qual o mais recomendado seria o uso de um tenor solista.

Abrindo um pequeno parêntesis, preparamos um post especial com músicas para solo de soprano em casamento e outro com músicas para solo de tenor em casamento, onde citamos outros exemplos de músicas mais recomendados para cantores solistas na cerimônia.

Rascunho automático

Orçamento destinado ao coral

Outro fator importante a levar em conta é o orçamento destinado ao coral, pois de nada adiantaria ter o cenário ideal (acústica, tamanho, integrantes, repertório), mas não ter orçamento para contratar aquela formação.

O ideal então seria conversar com o maestro para se chegar no número de componentes adequado que leve em consideração também o budget para o coral não ficar destoando do resto do casamento, uma vez que o coral da cerimônia também tem um papel importante.

Estilo do evento

A questão do estilo do evento, como um todo, também é muito importante pois determinadas formações combinam mais com o local (ou até mesmo o horário da celebração) passando pelo gosto do casal: muitos noivos gostam do quarteto de cordas ou então de formações especiais para casamento e isso pode ser o fator decisivo para a escolha.

Rascunho automático

O uso de instrumentos especiais como a Harpa e Acordeon no casamento, também não são descartados e você pode conferir no post sobre formações musicais para casamento onde falamos um pouco mais sobre estas e outras opções.

Gostamos bastante de usar a música Jesus Alegria dos Homens como parâmetro de avaliação se a noiva gosta de coral ou prefere uma formação instrumental para a cerimônia, pois nessa música é possível se ver um trecho com coral e apenas instrumental.

No vídeo abaixo poderá ver a parte instrumental do segundo 0:48 até 1:06 onde entra o coral:

Jesus Alegria dos Homens

Também separamos vários vídeos de casamento na igreja São José com diversas formações para você avaliar como a formação pode ser diferente em uma mesma igreja com situações bastante diferentes:

Pompa e Circunstância – Formação Completa:

Horn Pipe – Formação Instrumental:

Marcha Nupcial (clarinada Rainha e 20 vozes de coral):

Ave Maria com soprano (com Formação reduzida)

Esperamos dessa forma ter lhe ajudado um pouco sobre quais pontos considerar na hora de definir qual a formação ideal para a igreja.

Para saber um pouco mais sobre música para casamento, acesse os outros posts em nosso blog!