0800 702 8020

Entrevista com a Maestrina Rita Del Chiaro

Entrevista com a Maestrina Rita Del Chiaro concedida à Revista Figurino Noivas:

1 – Como montar um set list da cerimônia?

Primeiro é necessário organizar quantas músicas serão necessárias. Depois fazer uma pesquisa rápida das músicas mais adequadas para cada momento da celebração e as que fazem parte do gosto musical do casal. Se os noivos já sabem quais músicas não poderão faltar, devem pensar se essas músicas são adequadas ao momento da celebração, pesquisar a letra para ver se condiz com uma celebração de matrimonio e se é possível executa-las com a formação que foi contratada em seu Coral/Orquestra.

2 – Quais músicas devem conter de acordo com a igreja ou o espaço em que será realizado o casamento?

No geral usa-se uma música para entrada de Padrinhos e do Noivo, uma música para a entrada de Alianças, entrada da Noiva, Benção, uma ou duas músicas para os cumprimentos dos padrinhos que ficam no altar e mais uma música de saída. É possível incluir mais algumas músicas para entrada de Floristas ou a entrada do noivo separadamente dos padrinhos, bem como assinaturas de atas ou casamento civil. É sempre importante se certificar na Igreja ou templo religioso se há alguma regra ou restrição quanto ao número de músicas. Para as cerimônias em Espaços (Buffets) ou Sítios o roteiro é mais livre.

3 – É importante versatilidade na escolha das músicas?

É importante pensar na música como parte de um cenário. Considerar o ambiente, o gosto musical do casal, o estilo da celebração e até mesmo o gosto dos convidados. As músicas mais tradicionais no geral agradam mais a todos, pois faz parte de uma “memória musical”, ou seja, são músicas que a maioria dos convidados já ouviram e conseguem identificar e apreciar.

4 – Como escolher os melhores profissionais? O que os noivos devem observar?

É importante fazer uma boa pesquisa e pedir referencias das empresas antes de ir visita-las. Pergunte a outros casais e fornecedores de serviços de casamento. Conheça o trabalho no escritório e depois agende um dia para conhecer o trabalho ao vivo, no caso do Coral e Orquestra, assistir uma cerimônia onde os músicos estejam tocando ao vivo.
Ao decidir pela empresa peça para constar em contrato tudo o que foi escolhido e combinado.

Para o serviço de música, é muito importante que a equipe seja coordenada por um músico profissional e não só por um agenciador de músicos.

rita-del-chiaro

Rita Del Chiaro é maestrina formada em Música pela Universidade de São Paulo e é diretora artística do Coral Del Chiaro

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.