0800 702 8020

Como escolher os músicos para sua cerimônia

Como escolher os músicos para sua cerimônia

por Rita Del Chiaro

Em nosso dia-a-dia corrido de trabalho, estudo e preparativos para o grande dia, dificilmente encontramos casais que têm tempo livre para assistir concertos de música ao vivo com grande orquestra ou uma apresentação de coral.

Isso torna a escolha dos músicos um pouco mais difícil, pois infelizmente alguns profissionais da área se aproveitam de que muitas vezes não temos esse hábito e por conseqüência não temos muito como avaliar se “o som do violino é bom ou ruim”, e nos convencem de adornos e instrumentos com efeitos visuais e que encarecem o pacote, a fim de criar um atrativo para a cerimônia e desviar a atenção da qualidade musical.

Lembramos que se sua celebração é religiosa, o foco deve ser em primeiro lugar o casal e a celebração em si. A participação dos músicos deve apenas enaltecer e favorecer o ambiente de concentração e oração pela nova família.

É importante seguir algumas etapas na escolha do coral:

1- Faça uma pesquisa via internet, avalie o site, escute os áudios apresentados, assista os vídeos, conheça a estrutura da empresa e solicite um orçamento por e-mail. Normalmente, quanto mais especializada a empresa for em um único serviço, melhor a qualidade do trabalho musical.
2- Selecione os orçamentos que lhe interessarem (desconfie de preços muito baixos) e faça um contato telefônico. Nesse contato elimine aqueles que não atenderam suas ligações, os que os telefones caem numa caixa postal e também os são atendidos com o velho e simples “alô”.
3- Faça uma visita ao escritório de atendimento da empresa para conhecer a estrutura “física” do Coral e Orquestra. Desconfie daqueles que lhe oferecerem para atender em domicilio. Caso a empresa não possua escritório próprio, pergunte se você pode ir até a residência do músico e confirme o melhor horário para não atrapalhar a rotina da casa dele.
4- Peça a agenda de eventos do coral e vá ver uma apresentação ao vivo. Isso item é fundamental para você avaliar a competência e a estrutura da empresa. Tente agendar para ver mais de um coral no mesmo dia, isso vai lhe ajudar bastante a comparar o som de um para outro. Se conseguir assistir os dois corais na mesma igreja, é melhor ainda!
5- Pergunte sobre o repertório que o Coral e Orquestra possui e peça para ver vídeos e gravações das músicas inteiras. Muitas vezes o pessoal seleciona apenas um trecho da música (que ficou melhor) e corta a partes que não ficaram muito boas. É essencial que você ouça e veja as músicas que pretende escolher tocadas pela empresa que está selecionando, principalmente se for uma música moderna ou arranjo fora do padrão. (muitas empresas conceituadas têm centenas de opções de músicas para escolher)
6- Caso sua cerimônia não seja na igreja é essencial que seja feita a “sonorização”, que nada mais é do que a amplificação dos instrumentos para que o som saia nas caixas e todos os convidados ouçam de maneira igual. Pergunte se esse serviço está incluso ou se você terá de contratar separadamente.
7- Peça indicação dos profissionais de sua confiança e de amigos que já se casaram. É muito importante que você faça o cruzamento de indicações, perguntando para o fotografo, cinegrafista, decorador, etc sobre o coral e orquestra que está cotando, pois eles poderão ajudar a indicar e dar referências sobre as melhores empresas do segmento.
8- Certifique-se de que o responsável pela empresa é músico formado, com faculdade de música, ou se apenas “agencia” músicos. Somente um músico profissional com experiência poderá lhe orientar com os arranjos personalizados, sugestão de montagem devido acústica do local e pacote adequado para sua cerimônia.

Rita Del Chiaro é maestrina formada em Música pela Universidade de São Paulo e é diretora artística do Coral Del Chiaro

logotipo-20-dani106

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.