0800 702 8020

A importância do Maestro no Casamento

A importância do Maestro no Casamento

por Rita Del Chiaro

O coral ou orquestra para casamento é responsável pela trilha sonora do seu sonho. Para que tudo soe como você sempre desejou, a figura do maestro é de extrema importância, pois ele que fará a conexão entre a música escolhida por vocês e os diversos momentos da cerimônia.

Um maestro ou regente é um profissional com uma formação musical específica e bastante abrangente. Ele deve ter vasto conhecimento sobre o funcionamento e estrutura dos instrumentos musicais e saber tocar bem um ou mais instrumentos. Ele dever ter sólida formação, de preferência universitária e conhecer muito bem as características de um coral e os tipos de vozes que o irão compor. Tudo isso, para que ele possa extrair o máximo de qualidade dos músicos que estão à sua frente. O maestro especializado em música para casamento deve ainda conhecer a estrutura da cerimônia, os diversos ritos e características de cada religião.

Em uma orquestra, a figura do maestro ou regente é essencial, pois ele será o responsável pela interpretação e para que tudo soe de forma harmoniosa, sem desencontros. Na cerimônia de casamento, a importância do maestro é ainda mais notável.

A imprevisibilidade da duração de cada momento (entrada de padrinhos, noivo e noiva, cumprimentos, entre outros) exige do maestro muita experiência para que a música se encaixe perfeitamente no tempo. Essa função não deve estar delegada a um músico que esteja ocupado em tocar seu instrumento, pois é necessário que o maestro tenha suas mãos livres e esteja pronto para agir imediatamente em algum imprevisto. Música ao vivo é ainda mais emocionante e impactante, mas exige atenção redobrada, pois o erro não poderá ser corrigido após a cerimônia. Todo cuidado é necessário e o maestro está à frente para garantir que a música torne seu casamento maravilhoso e inesquecível.

Rita Del Chiaro é maestrina formada em Música pela Universidade de São Paulo e é diretora artística do Coral Del Chiaro

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.